O aquecimento serve para aumentar a temperatura corporal, colocar o coração a bater um pouco mais depressa, lubrificar as articulações, recrutar progressivamente as fibras musculares, preparar para o esforço que vem a seguir. As primeiras repetições de um exercício, efectuadas de forma lenta e controlada são uma forma de aquecimento bem melhor do que pegar num peso leve e movimentá-lo a toda a velocidade. Isto porque se pensa sempre que o risco está no peso e não na aceleração. Se assim fosse as balas não matavam gente e as pedras não feriam ninguém.
O aquecimento e as primeiras repetições
Gostou deste artigo?
Durante mais de 30 anos procurei separar aquilo que funciona daquilo que apenas parece funcionar.
Hoje continuo esse trabalho na newsletter Motor-Humano, onde partilho reflexões práticas sobre treino, força, psicologia do desporto e longevidade.
Menos ruído. Mais resultados.
Leave a Reply