50 Razões Para Fazer Musculação

Sumário:

São inúmeras as razões para fazermos um treino contra resistencias adicionais. Mas para que isso aconteça deveremos saber utilizar adequadamente essas resistências.

  1. Aumenta a força muscular.
  2. Aumenta a massa muscular.
  3. Aumenta a endurance muscular.
  4. Melhora a flexibilidade articular.
  5. Melhora a composição corporal.
  6. Aumenta o metabolismo em repouso.
  7. Melhora a capacidade física.
  8. Aumenta a capacidade atlética.
  9. Reduz o risco de lesões.
  10. Melhora a aparência pessoal.
  11. Melhora o auto-conceito.
  12. Quando efectuada com intensidade, produz resultados em pouco tempo.
  13. São necessários apenas 30 a 45 minutos 2 a 3 vezes por semana para produzir os melhores resultados possiveis.
  14. Quando limitados os descansos entre séries e exercícios, oferece um excelente trabalho cardiovascular.
  15. É o melhor anti-celulitico do mercado juntamente com uma alimentação equilibrada.
  16. Fácil execução técnica.
  17. Quando bem executados os exercícios, raramente acontece uma lesão durante a sua prática.
  18. É uma actividade física que fortalece os ossos, talvez mais do que qualquer outra.
  19. É para todas as idades.
  20. Os mais idosos que não podem fazer actividades com impacto, realizam facilmente alguns movimentos de musculação sem risco para as articulações.
  21. Melhora a funcionalidade dos músculos e articulações, sendo uma das principais actividades na reabilitação.
  22. A sobrecarga aplicada ao corpo, necessária para produzir resultados, é individualizada ao contrário das actividades em grupo.
  23. O seu sucesso em termos de resultados, já levou as actividades físicas que derivaram da aeróbica, a utilizar alguns dos seus instrumentos de trabalho: barras e halteres.
  24. Os horários das salas de musculação são dos mais flexíveis que podem encontrar nos ginásios e health clubs.
  25. Pode ser realizada em casa com pouco material.
  26. O material que utiliza, uma vez adquirido, dura a vida inteira sem grandes manutenções.
  27. Fortalece não só os músculos, mas também a mente, pois para efectuar um treino intenso, é necessário que nos tornemos mentalmente mais fortes.
  28. Competimos connosco próprios. Situação que nos faz crescer em todos os sentidos.
  29. A musculação é simplesmente uma actividade física que utiliza cargas adicionais. Mas sempre executando os movimentos de acordo com as funções articulares e musculares para que cada parte do corpo foi criada. Se isso for efectuado de forma controlada, só poderá produzir bons resultados.
  30. Os idosos dão frequentes quedas por falta de força nos membros inferiores e nos músculos que suportam o tronco, por isso, o trabalho de musculação é importantíssimo para eles.
  31. É uma actividade física que nos prepara melhor para a vida, pois obriga-nos a ultrapassar os desafios das cargas, e a vida está cheia de barreiras para serem ultrapassadas.
  32. É um desafio o qual só os mortos não podem enfrentar.
  33. Um músculo mais forte, mais resistente e mais flexível, é um músculo mais capaz para responder às solicitações do nosso desporto preferido.
  34. Se tivermos os nossos músculos, tendões, ossos e articulações bem preparados, não nos vamos cansar tão facilmente nas tarefas do dia a dia, pois um músculo mais forte, resiste mais tempo.
  35. Se os movimentos de musculação forem executados correctamente de forma lenta (ainda que a carga seja pesada), as forças de impacto sobre as articulações são muito inferiores às que os movimentos da corrida impõem nos nossos joelhos (Recordem: a Força é igual à massa vezes a acelaração).
  36. Músculos que se contraiam mais eficazmente, produzem também menos “lixo” na contracção muscular. E como esse “lixo” é transportado e removido pela corrente sanguínea, faz com que não haja tanta sobrecarga sobre a bomba de injecção que é o coração.
  37. Fazendo a comparação com um automóvel: os nossos músculos são o motor e o coração é a bomba de injecção de combustível.
  38. Se tivermos mais músculo, queimamos mais calorias em repouso e em movimento.
  39. O músculo é tecido vivo que precisa ser alimentado. O tecido adiposo, são apenas as calorias em excesso armazenadas. Por isso quando temos mais músculo, necessitamos de mais energia para o manter funcional. Assim, podemos comer mais.
  40. Para perder gordura, temos de gastar mais do que aquilo que comemos. Podemos assim, comer menos ou aumentar a actividade física para gastar mais. Ou então, podemos fazer as duas coisas ao mesmo tempo. A musculação intensa é das actividades que mais calorias gasta.
  41. Enquanto que a maioria das chamadas actividades aeróbias gastam energia apenas durante o esforço. A musculação, para além de gastar mais calorias do que uma actividade aeróbia durante o esforço, faz com que a massa muscular aumente. E assim, o números de calorias que o nosso corpo necessita para se manter vivo, aumenta.
  42. Quando tiverem de optar entre uma actividade aeróbia e a musculação intensa, pensem: em termos de benefícios a musculação estimula tudo o que a actividade aeróbia pretende estimular (sistema cardiovascular e endurance muscular) e acrescenta a isso, o aumento da massa muscular com todos os benefícios associados a essa situação.
  43. Pense: se os seus músculos e articulações não estiverem funcionais, você nunca vai poder correr, saltar, jogar futebol, nadar, jogar ténis ou squash. Ou se calhar, vai fazê-lo com enorme custo e a “mancar”, ou limitado apenas a certos movimentos. Por isso, previna-se: fortaleça ossos, músculos, tendões e articulações efectuando sessões de musculação intensa. E depois estará mais protegido.
  44. Fazer musculação não irá fazer de si um melhor jogador, mas pode permitir que você maximize o seu potencial técnico, pois este depende muito da sua função musculó-esquelética.
  45. É uma excelente actividade para relaxar. Para o seu corpo se relaxar, ele precisa primeiro de se contraír.
  46. Não aumenta a massa muscular de forma perceptível nas mulheres, pois estas têm níveis de testosterona (que nos dão a nós homens, aquelas cracterísticas: voz grossa, barba, mais força e músculos pronunciados) muito baixos quando comparadas com os homens, e percentagens de gordura superiores que vão desaparecendo e sendo substituídas por massa muscular, mas que não permitem que os contornos dos músculos se notem muito.
  47. As máquinas e os pesos não se queixam, por isso podemos despejar toda a nossa raiva e frustrações e assim contribuir para a nossa saúde mental.
  48. Reduz os custos de saúde, pois ao fazer a prevenção de lesões e ao beneficiar o sistema cardiovascular, a probabilidade de contrairmos certos problemas de saúde não desaparece, mas diminui.
  49. Os músculos para além dos nossos armazens de gordura (tão difíceis de mobilizar), são os maiores depósitos de energia prontamente disponível do nosso corpo. Armazenam os hidratos de carbono sob a forma de glicogénio e portanto fazem com que as pessoas se sintam mais energéticas.
  50. Se ainda não está convencido, contacte: pjrsena@sapo.pt

3 comentários em “50 Razões Para Fazer Musculação”

Os comentários estão fechados.