Quando falamos de resultados a médio e longo prazo:
1. Técnica
Ser mais eficaz, poupar energia, respeitar anatomia e evitar lesões. Existem pequenas variantes para uma tarefa em direção a um objetivo. Mas nunca colocando em causa o princípio da saúde.
2. Consistência
A maioria dos treinos serão sub-máximos em qualquer modalidade desportiva. A regularidade permite criar uma base. Aquela base que nos permite dizer que: chegar a um ponto onde já estivemos é mais fácil do que partir do zero e tentar lá chegar. Memória muscular?
3. Intensidade
É verdade que treinar é sair da zona de conforto, Mas… Depois de dominarmos a técnica e regularizarmos a prática, podemos submeter o corpo a mais sobrecarga: fazer mais rápido, colocar mais peso, aumentar a resistência. Assim o efeito será válido. Caso contrário, sem técnica e consistência, o risco de lesão é muito elevado e a longevidade fica comprometida pelos altos e baixos das paragens no processo de treino.
4. Volume
Em determinadas situações, necessitamos volume de treino: mais repetições, mais tempo, mais, mais. Primeiro corremos 10m com boa técnica, depois fazemos isso rápido e com a continuidade do processo aumentamos a distância.
No entanto, convém ter presente que: intensidade e volume não gostam muito de andar de braço dado. Ou treinamos com muita intensidade ou durante muito tempo.