Embora o estudo da psicologia do desporto seja muito diversificado e complexo, existem áreas onde parece ocorrer um certo consenso na aplicação prática. Das dezenas de livros e artigos consultados, podemos encontrar conteúdos em que os diversos especialistas estão de acordo.
Treino de Habilidades Mentais
Definição de objetivos
Definir metas positivas, específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e agendadas no tempo (muitas vezes usando o acrónimo SMART), parece ser reconhecido como uma ferramenta para melhorar o compromisso, foco, a motivação, criar prioridades, avaliar o progresso, organizar o trabalho e melhorar o desempenho desportivo, sobretudo quando comparado com a ausência de objetivos ou a definição de objetivos vagos.
Visualização
Imaginar performances de sucesso com detalhe pode melhorar a técnica, a confiança, a motivação, o foco e reduzir o stress e ansiedade.
Técnicas de relaxamento
Técnicas como respiração profunda e relaxamento muscular progressivo, podem ajudar a controlar a ansiedade pré-competição, o stress, melhorar o foco e concentração, aprimorar o sono, melhorar a resiliência mental, a recuperação muscular e o desempenho desportivo.
Autodiálogo
O autodiálogo usado através de afirmações positivas e mantras, ou mesmo usado em momentos de visualização e relaxamento muscular, pode aumentar a autoconfiança, neutralizar pensamentos negativos que impedem o desempenho, bem como melhorar a concentração.
Preparação Pré-Competição
Desenvolvimento de rotina
Ter uma rotina pré-competição pode ajudar a controlar a ansiedade e stress, criar uma maior sensação de controlo, melhorar concentração e confiança. No geral, ajuda a criar consistência no desempenho.
Visualização
Ensaio de imagens antes da competição: visualizar performances de sucesso na competição pode reduzir a ansiedade, aumentar a confiança e melhorar desempenho global.
“Dureza Mental”/Resiliência Mental
O desporto implica desenvolver uma mentalidade de crescimento: ver os desafios como oportunidades de crescimento. O desporto implica lidar com contratempos e desenvolver estratégias eficazes para lidar com erros, a fim de manter o foco e a motivação.
A resiliência mental, diminui risco de lesão, melhora a tomada de decisão, ajuda a mais persistência e a lidar com a pressão.
Para melhorar a resiliência mental, recomenda-se o treino das habilidades mentais em geral, a visualização, diálogo positivo e mindfulness. Também é útil usar recompensas, auto-reforço, metas-realistas e bastante apoio social.
Construção de Equipa
Comunicação e confiança
Estabelecer uma comunicação aberta e gerar confiança entre os membros da equipa é essencial para boas relações interpessoais.
Metas e visão partilhadas
Definir e compartilhar metas claras, criar um sentido de propósito comum, pode motivar e unir a equipa.
Resolução de conflitos
Ter estratégias saudáveis para resolver conflitos de forma construtiva é fundamental para manter uma dinâmica positiva no grupo.