Escola como preparação para a vida: pensamentos soltos

NOTA: os pensamentos que se seguem não são meus, mas foram registados no meu diário ao longo dos tempos; infelizmente não registei os autores, mas partilho porque considero estas reflexões brilhantes.

Na escola quem faz perguntas é o professor e só existe uma resposta certa. E na vida?

Na escola da vida o que nos move são as perguntas e não as respostas. É preciso saber perguntar para encontrar a resposta que nos levará onde queremos chegar. Mas ninguém nos ensinou a perguntar…

Na escola aprendes a lição e depois fazes o teste. Na vida, fazes o teste e depois aprendes a lição.

Se queres dominar algum conteúdo, ensina-o.

Se o propósito da educação é tirar uma boa nota num teste, então perdemos a visão da verdadeira razão para a aprendizagem.

Memorização não é aprendizagem.

Conhecimento é ter as respostas certas.
Inteligência é fazer as perguntas certas.
Sabedoria é saber quando fazer as perguntas certas.


Gostou deste artigo?

Durante mais de 30 anos procurei separar aquilo que funciona daquilo que apenas parece funcionar.

Hoje continuo esse trabalho na newsletter Motor-Humano, onde partilho reflexões práticas sobre treino, força, psicologia do desporto e longevidade.

Menos ruído. Mais resultados.

Subscrever gratuitamente

Discover more from Motor-Humano

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading