Vem avaliar a tua condição física para te vender personal training 🙂

A moda atual dos ginásios é vender sessões de personal training.

És personal trainer?

Gostavas que te fizessem o mesmo?

Imagina que não te conhecem de lado algum. Mal sabem o teu nome e querem vender-te um serviço que nunca viste “executar”. Aparece um jovem que ainda vive em casa dos pais, que deu dois treinos na vida e oferece um serviço de 40€, tal qual um “cozinheiro” de McDonalds a vender uma refeição de uma estrela Michelin que supostamente sabe preparar.

Não importa o problema do cliente ou a condição social, a solução é treino personalizado.

Gostavas que te insultassem de obeso mórbido, fraco e medíocre? Sim, são esses os possíveis rótulos que temos ao finalizar os testes de avaliação, os quais, dada a sua inutilidade, são agora usados para vender através do mecanismo da DÔR-PRAZER. Passo a explicar: colocas imagens, sons e sensações de doença e morte na cabeça da pessoa, usando uma forma de comunicação tenebrosa. Depois, mudas a tua expressão, o tom de voz e as palavras e ofereces a suposta solução. Sim, aquela solução dos elásticos e das bolinhas que nos últimos 5 anos fez abrir muitos ginásios mas diminuiu o número de pessoas que frequentam esses ginásios. No final, se a pessoa não comprar, ficas amuado e registas na tua mente nunca mais lhe dares atenção na sala de musculação. Para sempre, não. Quando a pessoa tem uma interessante infraestrutura, sexualmente apelativa, tu fazes um esforço.

Devo lembrar que vives em Portugal. É um país com o melhor clima do mundo, seguro, sem poluição, paisagens contrastantes e excelente gastronomia. Mas é também o país de 10 milhões de habitantes com mais de 4 milhões acima dos 50 anos, população envelhecida, com baixo poder de compra, a frequentarem ginásios onde as taxas de fidelização estão abaixo de 50%, onde as pessoas vão em media menos de 1,5 vezes por semana, onde a maioria não supera os 6 meses de permanência em locais que investem muito em equipamentos e instalações mas pouco ou nada nos seus funcionários (quando nós sabemos que o fator mais importante na fidelização de sócios é a relação sócio-funcionário). É como teres um bom carro de corrida e um piloto fraco. Ginásios que mudam nomes, que tentam todas as técnicas para enganar pessoas, vender geringonças e suplementos, mas quase nunca procuram soluções para problemas. Ainda bem que há algumas exceções que sobrevivem há décadas.

Façamos uma reflexão, respondendo a estas questões:

Quem contratavas como teu personal trainer?

Com o dinheiro que ganhas, contratavas um coach? Quem?

Consomes serviços que custam mais de 40€/h? Quais? Achas que estás ao mesmo nível?

Procuras qualidade ou quantidade no teu próprio treino?

Que barreiras de vida tiveste de ultrapassar?

Tens filhos? Tens um trabalho stressante e mais de 40 anos?

Consegues ver as coisas pelo prisma do cliente?

Achas que vais enganar as pessoas durante muito tempo? E depois? Como vais dar a cara nas nossas pequenas localidades onde toda a gente se conhece?

Queres atrair atenção positiva ou negativa? Que rótulos gostarias que te colocassem?

Se dás por ti a necessitar de fazer muita publicidade, de dizer: – Eu sou bom! Que tal fazeres ao contrário e pensares no que podes fazer para que os outros digam: – Ele é bom! (chamamos a isso relações públicas).

“Fazer” sala de musculação é dar tudo aquilo que tens em termos de saber-fazer e saber-ensinar com marketing, psicologia, biologia, sociologia, física, anatomia e princípios de treino ao serviço das pessoas que tratamos por clientes. Sim, essas PESSOAS, esses seres bio-psico-sociais a quem deveríamos ajudar a resolver problemas em vez de criar mais problemas.

O objetivo é criar boas impressões, deixar as pessoas mais felizes depois de terem estado connosco. Damos 1 a 5 minutos de atenção em sala, deixamos a semente, regamos e nutrimos, para que um dia dê fruto. Sim, esse fruto que tanto queres, necessita o carinho que dás a uma planta. A consequência será um cliente que vai vender por ti ao recomendar-te, ao falar de ti de forma positiva ou quando compra mais tempo da tua atenção (por ex: uma hora de serviço de PT), porque adorou as tuas intervenções de segundos, o rapport, a relação que criaste com esse ser humano.

De que lado estás?


Gostou deste artigo?

Durante mais de 30 anos procurei separar aquilo que funciona daquilo que apenas parece funcionar.

Hoje continuo esse trabalho na newsletter Motor-Humano, onde partilho reflexões práticas sobre treino, força, psicologia do desporto e longevidade.

Menos ruído. Mais resultados.

Subscrever gratuitamente

Discover more from Motor-Humano

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading