Calibrar
Reconhecer o estado da outra pessoa através da leitura dos sinais não verbais: respiração, expressões, pequenos movimentos pelos quais percebemos o estado do outro. É importante treinar esta competência para que as sessões de coaching sejam bem sucedidas. Uma das formas de o fazer é usar o vídeo. Por exemplo: observar uma entrevista, retirar o som e procurar ler os lábios dos entrevistados, perceber os momentos de viragem em termos de emoções, apenas fazendo a leitura dos gestos das pessoas intervenientes. Também podemos pedir a um amiga ou namorada para olhar para nós e pensar numa pessoa que elas não gostem e a partir daí observar a sua linguagem corporal. Depois podemos pedir para que ela pense em algo contrário e observamos as diferenças. Finalmente pedimos que ela pense alternadamente numa pessoa que goste e numa que não goste para nós testarmos se distinguimos as reações corporais de acordo com o pensamento dela.
Sem atribuir nenhum significado a estes sinais (porque eles podem ser realizados por diferentes pessoas expressando emoções diferentes), procuramos padrões de micro-expressões do próprio indivíduo, para perceber o seu estado e a forma como ele vai mudando a sua expressão corporal no decorrer da conversa. Exemplos:
- Padrão/ritmo de piscar os olhos.
- Mudanças de posição da cabeça.
- Ritmo/padrão da respiração.
- Frequência cardíaca (podemos observar olhando para o pescoço).
- Padrões de circulação facial.
- Dilatação/contração das pupilas.
- Movimento das narinas.
- Movimento do lábio superior.
- Morder lábios.
- Movimento das sobrancelhas.
- Dedos na face.
- Posição das mãos.
- Inclinação do corpo.
- Tensão na parte superior do corpo.
- A posição dos ombros.
- Piscar ao responder.
- Tonalidades da voz que mudam durante a resposta às perguntas.
- Tempo de processamento das respostas.
Criar Rapport
Queremos estabelecer uma relação de confiança, um bom ambiente para que o cliente se expresse, para que haja entendimento. Criar sintonia ao nível inconsciente, como se coach e coachee já se conhecessem há muito tempo. Criar uma situação de harmonia sem fazer de mimo. Algumas formas de o fazer:
- identificar pontos comuns com o cliente (exemplo: se sabemos que a pessoa efetuou uma cirurgia à coluna e nós também, usamos esse facto em conversa, porque ela vai sentir que sabemos quais as sensações pelas quais passou);
- tom de voz idêntico ao do cliente;
- velocidade de movimentos em sintonia com ele;
- gestos;
- respiração (é uma das formas mais poderosas de criar rapport);
- expressão facial;
- matching (uma forma de criar rapport: se a pessoa estende o braço esquerdo, nós fazemos o mesmo com o direito ou com outra parte do corpo; de forma natural e impercetível, é claro);
- mirroring (o coach espelha alguns gestos, postura, respiração, expressões faciais do cliente com o cuidado de ser gradual para a pessoa não sentir que está a ser gozada ou algo do género; naturalidade é a chave).
Outras Competências do Coach
Escuta ativamente, sabe colocar-se na posição de outra pessoa e ver o mundo pela sua “janela” (empatia), foca-se no cliente em vez de estar centrado nos seus próprios interesses, comunica bem com o seu corpo, é uma pessoa com atitude positiva, toma notas, usa o silêncio adequadamente como uma ferramenta de comunicação, evita juízos de valor e rótulos, faz resumos da conversa regularmente.