- Não podes fazer com que as pessoas fiquem mais espertas. Podes expô-las à informação, mas a sua responsabilidade termina ai.
- Nunca há uma resposta absoluta para tudo, exceto é claro, que tens de fazer os teus agachamentos.
- Por muito que nos custe escutar as verdades, por vezes necessitamos frontalidade suficiente neste emaranhado da indústria do fitness se quisermos obter resultados consistentes com um reduzido investimento de tempo e uma dose grande de esforço devidamente recompensado.
- Os teus músculos não ficam mais “alongados” sem que faças uma cirurgia ortopédica radical.
- Os músculos não ficam mais definidos – tu é que ficas.
- Não existe tal coisa de “firmar e tonificar”. Apenas existe mais forte e mais fraco.
- A grande maioria das mulheres não podem obter músculos grandes e masculinos por treinarem com pesos. Se fosse fácil, eu também os tinha.
- As mulheres que se parecem com homens, tomaram caminhos drásticos que não têm nada a ver com o seu programa de exercícios.
- As mulheres que dizem ter medo de treinar intenso porque “ficam sempre volumosas” são já frequentemente volumosas, ou “gordas fininhas” (finas mas fracas e com fraca condição física) e descobriram mais uma desculpa para continuarem as suas vidas sentadas sobre os seus traseiros.
- Apenas as pessoas que estão dispostas a trabalhar até ao ponto de desconforto de forma regular, usando meios eficazes de produzir esse desconforto, é que irão de facto parecer que estiveram fora da zona de conforto a maior parte do tempo.
- Podes agradecer às revistas do músculo pelos persistentes falsos conceitos, juntamente com a tendencia natural de todos os humanos procurarem razões para evitar esforço físico.
- A aparência, a estética é um efeito secundário da performance. A aparência não pode mudar sem que a performance mude também.
- As mulheres não conseguem grandes músculos porque não têm as hormonal para os construir e as diferenças no perfil hormonal entre homens e mulheres, são a razão principal para que as performances entre homens e mulheres sejam diferentes.
- Os exercícios com barra que exigem força, equilíbrio, potência, coordenação e concentração mental, produzem um tipo de stress e como tal um tipo de adaptação que é superior ao exercício de baixa intensidade realizado no solo ou exercício de isolamento efetuado em máquinas. O stress é o estímulo que provoca adaptação e a qualidade da adaptação é amplamente dependente da qualidade do stress.
- uma das regras básicas é que, com a exceção de um ocasional vencedor de lotaria, tudo o que obténs depende essencialmente do esforço que tu investes.
15 Lições de Mark Rippetoe
Gostou deste artigo? Subscreva a nossa newsletter exclusiva no Substack!
Receba conteúdos premium, como artigos aprofundados, podcasts e vídeos, diretamente no seu e-mail. Junte-se à nossa comunidade de subscritores e aceda a conteúdo especial!