
Ontem decorreu no Kangaroo Health Club no Porto, um workshop sobre a metodologia de treino Crossfit. Orientado por Sérgio Rodrigues, teve a participação de vários treinadores e alunos do clube.
Foi com grande entusiasmo que participei nas actividades e nos treinos exemplo que foram apresentados. Dois desafios simples que serviram como mais um treino.
O primeiro desafio consistiu em:
- 69 brupees
- 69 agachamentos
- 69 flexões de braços
- 69 abdominais
Após algum tempo de descanso, veio o segundo desafio:
3 circuitos de 500m de corrida e 15 thrusters com 20kg

Mas, o mais interessante foram os vários grupos formados, o ambiente de entreajuda, a forma como travamos conhecimento com pessoas que nunca tinhamos visto. O facto de se terem formado grupos, de termos saído do ginásio, correndo pelo meio da zona residencial envolvente. Esta situação obriga-me a reflectir sobre o medo que os ginásios sempre tiveram e continuam a ter de sair para a rua, para o parque, para o campo, para a praia. Entendendo o marketing como tudo aquilo que fazemos para criar uma relação comercial com alguém, a forma fechada como sempre trabalhamos na indústria do fitness, em caves, em locais escondidos, que provocavam uma imagem das actividades dos ginásios completamente errada. Essa imagem que se foi construindo de locais com gente jovem, bem acondicionada do ponto de vista físico, com música em alto volume e actividades de grande exigência, deu sempre a uma percepção da indústria do fitness que não cria as melhores relações com outro tipo de público. Ainda bem que há alguns clubes que vão mudando essa percepção com eventos e actividades de características variadas e destinadas a públicos muito diferentes.

Deixe um comentário