Fitness e Wellness

A palavra fitness tem servido na Língua Inglesa para vários conceitos de difícil consenso. Termos como: fitness fisiológico, fitness morfológico, physical fitness, total fitness, são apenas alguns exemplos. De tal forma as coisas se complicaram que surgiu também o termo total fitness, sendo na generalidade definido como: a capacidade do corpo responder às exigências do meio, com uma pequena reserva para emergências. Dentro deste conceito cabem outros como (e não estão muito bem circunscritos): physical fitness, emotional fitness, social fitness, medical fitness, mental fitness, nutritional fitness.

Vamos centrar a nossa atenção na physical fitness (aptidão/condição física). Na sua definição surgem duas grandes vertentes: uma vertente pelos resultados (produto) e outra vertente pelos processos (estilos de vida e comportamentos). O fitness relacionado com performance apresenta uma relação limitada com a saúde (Pate e Shephard, 1989). Depende sobretudo das capacidades motoras, da capacidade cardiorespiratória, da força muscular, da endurance, do tamanho do corpo, da composição corporal, da motivação e do estado de nutrição (Bouchard e Shepard, 1993).

Fitness é um estado, não é um comportamento (New Zealand’s Ministry of Health, 2003). Fitness pode ser uma medida de adaptação a um ambiente específico. É uma condição, sendo na generalidade definida como “a capacidade de levar a cabo as tarefas diárias com vigor e estado de alerta sem fadiga indevida e com ampla energia para gozar das exigências do tempo de lazer e para responder a emergências imprevistas”.

Nos últimos anos temos vindo a assistir a uma crescente utilização do termo wellness. Alguns health clubs fazem mesmo questão de dizer que concentram os seus serviços, os seus objectivos nessa dimensão. Parece mesmo haver uma tentativa de substituição terminológica nas marcas e nas menções às instalações, abandonando o termo “centro de fitness” e assumindo “centro de wellness”.

A palavra tem sido utilizada com um significado muito amplo. Corbin e Pangrazi (2001) fazem um comentário interessante relativamente ao assunto, referindo aquilo que wellness é aquilo que não é:

  1. Wellness é multidimensional
  2. Wellness é um estado de ser descrito como de saúde positiva
  3. Wellness é parte da saúde
  4. Wellness é possuído pelo indivíduo. É de pertença do indivíduo.
  5. Qualidade de vida e bem-estar são descritores do wellness.
  6. Saúde e o seu componente positivo (wellness) são integrados.
  7. Wellness não é o mesmo do que physical fitness
  8. Wellness não é aquilo que fazemos, mas sim aquilo que somos.
  9. Wellness não é uma forma de medicina alternativa.

Assim, os autores definem wellness como: uma forma de estar descrevendo a existência de saúde positiva num indivíduo, exemplificado pela qualidade de vida e uma sensação de bem-estar.

A palavra wellness começa agora a substituir em alguns espaços, a palavra fitness. Parece até que, alguns centros de fitness pretendem diferenciar-se pela utilização das mesmas palavras: fitness (algo mais duro, mais intenso, para gente aparentemente saudável e com objectivos mais próximos da competição), wellness (para quem pretende melhorar a sua saúde, a sua funcionalidade, o seu bem-estar, a sua qualidade de vida).

Referências

Bouchard, C., e Shepard, R. (1993). Physical activity, fitness, and health: the model and key concepts. In C. Bouchard, R. Shephard & T. Stephens (Eds.), Physical activity, fitness, and health (pp. 15-23). Champaign: Human Kinetics.

Corbin, C. B., e Pangrazi, R. P. (2001). Toward a uniform definition of wellness: a commentary. President’s Council on Physical Fitness and Sports Research Digest, 3(15).

New Zealand’s Ministry of Health. (2003). DHB toolkit: physical activity. Acedido em 20 de Maio, 2005, em http://www.newhealth.govt.nz/toolkits/physical/PhysicalActivityToolkit03.pdf

Pate, R. R., e Shephard, R. (1989). Characteristics of physical fitness in youth. In C. Gisolfi & D. Lamb (Eds.), Perspectives in exercise science and sports medicine (Vol. 2, pp. 1-45). Indianapolis: Benchmark Press.


Gostou deste artigo? Subscreva a nossa newsletter exclusiva no Substack!

Receba conteúdos premium, como artigos aprofundados, podcasts e vídeos, diretamente no seu e-mail. Junte-se à nossa comunidade de subscritores e aceda a conteúdo especial!

Subscrever no Substack

Respostas de 6 a “Fitness e Wellness”

  1. Fitness e Wellness…

    A palavra fitness tem servido na Língua Inglesa para vários conceitos de difícil consenso. Termos como: fitness fisiológico, fitness morfológico, physical fitness, total fitness, são apenas alguns exemplos. De tal forma as coisas se complicaram q…

  2. Avatar de Prof. Ricardo Guizeline
    Prof. Ricardo Guizeline

    Finalmente uma abordagem clara , elucidativa e direta dos significados concretos e de forma abrangente dos termos fitness e wellness.
    Parabéns!

  3. Avatar de Paulo Sena

    Obrigado pelo comentário.
    Vá passando por aqui. 🙂

  4. Avatar de welton rodrigues
    welton rodrigues

    Concordo…

  5. Avatar de maria eduarda
    maria eduarda

    comsegui a resposta finalmente aleluia para a feira do faesbe

  6. Avatar de André Phillipe
    André Phillipe

    Qual a diferença entre fitness e wellness?

Deixe um comentário