23 Ideias para concretizar objetivos 3


Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Saiba eu com que te ocupas e saberei também no que te poderás tornar. Johann Goethe

IMG_0539

Passei parte do dia a estudar pessoas que conseguiram obter aquilo que queriam. Uns conseguiram milhões, outros uma enorme harmonia profissão/familia, outros grande êxito profissional, outros ainda conseguiram transformar-se em grandes líderes ou serem competentes em áreas em que outrora eram um desastre.

O que realmente queres? Como sabes que o estás a conseguir? O que estás a sentir? O que estás a ver, o que estás a ouvir?

Seguidamente fiz o paralelo para a minha situação pessoal em diversas áreas que intervenho e verifiquei que, em determinados momentos, com determinadas áreas da minha vida, tinha seguido alguns princípios comuns destas pessoas. Noutras áreas, nem por isso. Bem, estes princípios, podem ser Leis Naturais como os Princípios do Treino ou as Leis da Física, mas o certo é que resultam independentemente do contexto em que se aplicam. São estruturas comuns onde o conteúdo é menos importante.

There’s no reality There’s only perception.

Se gravamos as nossas experiências na nossa mente essencialmente através de imagens, sons, sensações…  Se os nossos comportamentos são fortemente influenciados pelo nosso estado emocional e se este é resultado dos nossos pensamentos e da nossa fisiologia, então… Temos o poder de controlar os resultados obtidos se controlarmos a forma como usamos o nosso corpo e os pensamentos que temos. Mas não basta fazer isso uma ou duas vezes, dois ou três dias. Por isso decidi escolher melhor:

  • os livros que leio.
  • as imagens e os filmes que vejo.
  • as histórias, as conversas e músicas que escuto.
  • os pensamentos que tenho e interpretar a realidade de uma forma mais positiva. Porque somos aquilo que pensamos e fazemos.
  • as pessoas com quem passo mais tempo.
  • a forma como me movimento (postura, respiração e formas de treino).

E… se  escolher a forma como passo o meu tempo, estarei mais perto de ser bem sucedido, de obter melhores resultados e de ser mais feliz.

Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também agir. Goethe

Por isso, vou reunir os livros para ler, vou estar mais tempo com pessoas melhores, com pessoas mais interessantes, com pessoas bem sucedidas, com as pessoas de quem mais gosto.

Se queres ser bem sucedido, acompanha com pessoas bem sucedidas. Eles irão sempre mostrar-te o caminho. Mas primeiro define o que é para ti o sucesso.

Vou visualizar mais aquilo que quero e pensar mais nos resultados pretendidos com todos os detalhes antes de os ter conseguido.
Para tal, o melhor é começar a aproveitar bem cada segundo, largar a TV, colocar o Facebook em piloto automático, deixar o fazer por fazer e estar mais consciente do que se passa à minha volta (mais acuidade sensorial).

Certifique-se que é o caminho e não apenas o resultado que são dignos de perseguição.

Eis o plano de ação, o mapa do caminho a percorrer:

  1. DEFINIR SUCESSO – O que quero específicamente?
  2. Mais ação (Utilizar o nosso maior poder). Estabelecer um plano de ação massiva. O que posso fazer neste momento para ficar mais próximo do meu objetivo?
  3. Awareness (5 sentidos alerta). Estar mais atento às informações que recebemos de todos os sentidos. Aprendi isto na prática quando fiz o curso de meditação.
  4. Flexibilidade (adaptação ao ambiente, porque já Darwin dizia: não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças).
  5. Sair da zona de conforto com alguma frequência (quer física quer mental). Faz parte do processo de crescimento pessoal. Ver o Método (Michels e Stutz, 2012).
  6. Melhorar as competencias de saber vender e saber contar histórias, porque sempre foram e serão competências fundamentais a desenvolver para obter aquilo que queremos.
  7. Ter um diário onde entre outras coisas reescrevo os meus objectivos todos os dias (dica do… Daniel Sá Nogueira e do Joe Cirulli que lia os objetivos antes de ir trabalhar e à noite ao deitar todos os dias).
  8. Criar um Quadro de Inspiração (frigorífico?), o chamado Vision Board onde estará a visão dos resultados pretendidos.
  9. Modelar o sucesso. Identificar pessoas que conseguiram o que eu quero conseguir: a) identificar os seus valores, b) conhecer a ordem pela qual ela utiliza os seus sistemas representacionais (a ordem do ver, ouvir, sentir) e c) modelar a sua fisiologia.
  10. Criar a sala de troféus (todos os feitos pessoais, profissionais, desportivos, dignos de estarem na minha sala museu).
  11. Criar o dia de campeão (criar o dia ideal, criar rotinas de êxito). Com quem estarei? O que farei? Como começaria? Onde vou? Que ambiente terei à minha volta? Como me vou sentir quando me for deitar? Treinei alguns empresários de muito sucesso. Alguns no top 500 dos mais ricos do mundo. Outros porque foram capazes de fazer reset umas 3 vezes e voltarem cada vez mais fortes. Tinham algo comum: rotinas.
  12. 1h de silencio por dia. 3 minutos de meditação/visualização para cortar o stress e focar-me no presente.
  13. Guardar espaço na agenda diária para as passion things (dica do Michael Neill). Agendar semanalmente coisas que adoro, coisas que me dão energia.
  14. Reprogramar autoimagem de manhã (dica do Paul McKenna).
  15. Planear semanalmente, definindo as 3 coisas importantes que me aproximam dos resultados definidos anteriormente.
  16. Utilizar o Princípio de Paretto (80/20) e respeitar a Lei de Parkinson.
  17. Limitar os e-mails a meia-dúzia de frases e consultar a caixa de correio no máximo 2 vezes por dia.
  18. Rever notas, projetos, calendário e rotinas semanalmente.
  19. Trabalhar mais em batch.
  20. Eliminar todas as tarefas que me esgotam energia mental.
  21. Usar a UA – Universidade do Automóvel (começando pelo Eric Thomas). Para quem passa uma média de 50h mensais a viajar de carro, é importante aproveitar esse tempo de forma positiva.
  22. Descobrir como atingir o meu estado máximo de recursos e ancorar esse estado.
  23. Usar um pocketmod para me manter focado no mais importante.

Nada disto faz sentido enquanto não começarmos a agir. Como diria Tony Robbins: agir é o maior poder que nós temos. Por isso a ação faz a diferença. Senão, como acontece connosco em muitas situações, apenas temos o conhecimento, não o aplicamos, somos os… Teóricos. Queremos tudo perfeito, queremos a segurança máxima. Mas… A perfeição costuma ser inimiga do sucesso. Para além disso, a perfeição é infinita.

“Sabes… Na vida, muitas pessoas sabem o que fazer, mas poucas fazem realmente aquilo que sabem. Anthony Robbins

Bibliografia

  • Cunha, A. Eu tenho o poder.
  • Cunha, A. Nascido para triunfar.
  • Cunha, A. Rumo à terra dos sonhos
  • Godin, S. (2011). Como se tornar indispensável. Alfragide: Lua de papel
  • Hill, N. (2007). Pense e fique rico. Alfragide: Lua de papel
  • Michels, B. e Stutz, P. (2012). O método. Albatroz
  • McKenna, P. (2009). Mude a sua vida em 7 dias. Alfragide: Lua de papel
  • Neill, M. (2008). Chega aonde quiseres. Livros d’hoje
  • Noel, M. (2013). Seja o autor da sua vida. Amadora: Nascente
  • Nogueira, D. (2010). Trata a vida por tu. Alfragide: Lua de papel
  • Peale, N. O poder do pensamento positivo. Cultrix
  • Pink, D. (2009). A nova inteligência. Alfragide: Academia do livro
  • Robbins, A. (2003). O poder sem limites. Lisboa: Pergaminho
  • Thomas, Eric. (2012). The secret to success.

3 thoughts on “23 Ideias para concretizar objetivos

Comments are closed.