A Mecanoterapia de Gustav Zander

O sueco Gustav Zander (1835-1920) foi um médico ortopedista sueco e um dos criadores da chamada mecanoterapia, utilizando 27 máquinas que ele próprio desenhou. Está por isso na origem dos ginásios de máquinas que conhecemos hoje.

Em Estocolmo, o Zander’s Institute, tratava sobretudo crianças e trabalhadores. Era já apoiado pelo estado para ser acessível a pessoas sem possibilidades monetárias. O sistema de maquinas tinha como objectivo corrigir problemas físicos de nascença ou originados por acidentes de trabalho.

Zander era seguidor da cura através do movimento de Per Hendrik Ling. Para Zander, a chave para a saúde não era o sangramento do paciente, o vómito, as acrobacias estenuantes, ou outras curas  alopáticas da época. Em vez disso, ele procurava a “progressive exertion” (esforço progressivo) e o crescimento sistemático controlado dos músculos do corpo para aumentar a força.

Os seus equipamentos serviram de inspiração às modernas máquinas de musculação. Apreciem os equipamentos na galeria que se segue (fotos disponibilizadas no Tekniska Museet/National Museum of Science and Technology, Stockholm).

Ainda hoje se podem encontrar locais onde se utilizam estes equipamentos desenhados por Zander e construídos pela AB Göranssons Mechanical Workshop. Vejam o vídeo:

Referências:

De la Peña, C. (2008). The origins of Cybex space. The cabinet magazine, 29, 2008. Disponível de: http://www.cabinetmagazine.org/issues/29/pena.php

Fonseca, E. (2010). Gustav Zander (1835-1920). Disponível em: http://eduardofonseca.net/2010/02/15/gustav-zender/

Gustav Zander. (n.d.) Wikipedia. Disponível em 29 de Março de 2013 em: http://en.wikipedia.org/wiki/Gustav_Zander

Tekniskamuseet. http://www.tekniskamuseet.se/