Objetivos

Eugene Sandow
Eugene Sandow (Photo credit: George Eastman House)

Depois de saberem o que eu penso sobre como abordar o treino aqui, ou seja, em Grande. Convém saber o porquê de queremos treinar da maneira A, B, C ou Z.

Para isso é fundamental definir um objetivo para nós. Por muito fácil que possa parecer, garanto-vos por experiência própria que não é.

No post anterior falei em ser ‘Grande’, mas isso pode ter diferentes interpretações. No entanto a maior parte dos meus alunos, dizem-me que o objetivo deles é ser Grande, ou ser Maior, ou ser mais Forte, ou ser mais Magro. Será que isso delimita o nosso objetivo?! Para termos sucesso temos de investir um bocado de tempo nisto para depois não descobrirmos que andamos 1 ano inteiro a treinar (poucos são os que conseguem, mas acredito que vocês vão conseguir) e no fim o nosso objetivo afinal não era bem aquele… Querem um exemplo?

Objetivo – ‘Eu quero ser forte como um Powerlifter.’ Não está mau, já define pelo menos uma característica, aponta um modelo de atleta, uma metodologia de treino.

Depois de definido o objetivo, há que traçar o plano de treino, alimentação e descanso e para isso vamos ter com alguém que perceba do assunto, mas se estivermos num ginásio que não tem ninguém com essa capacidade ou simplesmente queremos fazer as coisas por nós, vamos ver a rotina normal de um Powerlifter e vamos tentar aplicá-la no nosso treino. No entanto, passado 2 meses depois de começar a treinar, comer e a descansar para o objetivo que tínhamos definido, começamos a cortar na alimentação… Porquê? Porque os abdominais não estão à mostra!!!!!!! (isto é verdade, já aconteceu várias vezes).

Pois, afinal de contas não queríamos ser fortes como Powerlifter, porque para seguir aquela rotina de treino e para atingir aquelas marcas não nos podemos importar com uma percentagem de gordura acima dos 20%. Um Powerlifter tem extrema força abdominal (mais que os comuns mortais que somos nós), não me interpretem mal, mas simplesmente não se incomoda com o facto de não ter o ‘6-Pack’ a mostra para desfilar na praia ou para colocar fotografias no facebook…

Acham que o Jay Cutler se preocupa com a maneira como a roupa lhe fica, ou com o tempo que ele faz aos 10km, ou com o peso que levanta no Supino? O objetivo dele é Bodybuilding e é para isso que ele treina. Se realmente têm um objetivo como esse (ser culturista profissional ou fazer os 10km em 36minutos ou levantar 300kilos de peso morto ou ter 6% de massa gorda ou pesar 120kg ou ter 50cm de braço) lembrem-se que vão ter de abdicar de outras coisas. Não dá para ser tudo. A pergunta é, será que estão dispostos a abdicar delas?

Sei que não é fácil definir o que se quer, sei que não saber o que queremos de forma assim tão específica é comum e não há nenhuma tragédia nisso desde que se comecem a tomar algumas medidas para evitar que isso se prolongue.

Pelo menos comecem a delimitar o vosso caminho. Saibam que se seguirem por aqui o resultado será aproximado de X, mas se seguirem por ali o resultado será aproximado de Y. Caminhar sem rumo é que não dá, simplesmente não dá…

Bem, espero ter-vos confundido ainda mais e pelo menos ter despertado algumas questões que vos possam ajudar. No fim vocês vão agradecer terem investido este tempo em definir o vosso objetivo, porque é essa definição que vos vai guiar.