Os 2 pontos mais importantes do treino

Muita gente dá o máximo quando vai treinar, mas treina poucas vezes ao mês. Outras pessoas são muito regulares, mas raramente saem da sua zona de conforto. Estes são dois dos maiores problemas que tenho visto ao nível do treino em casa e no ginásio. Para obter resultados, temos de treinar regularmente e com intensidade.

1. Regularidade

O treino é um estímulo que deverá ser aplicado regularmente ao nosso corpo. De pouco vale fazer treinos muito intensos de longe a longe. O estímulo deverá ocorrer com frequência. Mas a descoberta da frequência ideal terá de ser descoberta, porque, em conjunto com a intensidade assim teremos de dosear o treino. Há uma dose de intensidade adequada para cada indivíduo. A capacidade de recuperação de cada pessoa não é ilimitada, portanto, não podemos treinar com excessiva intensidade e frequência. Antes de sermos capazes de fazer treinos muito intensos, é mais importante, sermos regulares, criarmos o hábito, incorporar a actividade física nas nossas vidas. Uma vez por semana? 5 vezes por semana. Na generalidade, 3 treinos por semana serão bons para a maioria dos indivíduos, mas tudo dependerá da intensidade do treino, do tipo de treino e da recuperação entre eles.

2. Intensidade

Treinar é fazer algo ao qual o corpo não está habituado. É sair da zona de conforto e mantermo-nos lá por um determinado período de tempo. É exigir um pouco mais. Para algumas pessoas poderá ser um passo mais na sua caminhada, para outras poderá ser mais 100m na corrida, para outros poderá ser menos um segundo no treino do dia. Sempre com o objectivo de melhorar. Podemos ser regulares, mas se a actividade física realizada não for minimamente exigente, o corpo não irá reagir e não terá necessidade de se transformar do ponto de vista funcional e consequentemente do ponto de vista estético também. A intensidade é a chave dos resultados! Consoante vamos melhorando nos treinos, a nossa tolerância ao esforço vai subindo e vai sendo possível aumentar a intensidade. Aquilo que era difícil no início, passa a ser fácil. Para tal, temos de dar sempre 100% em cada sessão de treino.