Paulo Sena

Fórmula da Capacidade de Produção Humana

yin yan

Image by Leo Reynolds via Flickr

Vivemos num tempo exigente em termos de produção física e mental para o ser humano. Muita pressão para ter muita coisa feita no mínimo de tempo possível. Para tal, é necessário um equilíbrio entre a produção e a capacidade de produção. Ocorre com muita frequência produzirmos demasiado sem cuidar da capacidade de produção. É como um automóvel que não faz revisões. Chega a um ponto e começa a deslocar-se mais lentamente, a engasgar e até… Parar. Uma pessoa desequilibrada, fisicamente esgotada, mal dormida… Vai produzir muito menos e não adianta permanecer na tarefa mais tempo, porque os resultados irão ser mínimos ou nulos.

Fórmula da Capacidade de Produção Humana = D + M + A + I + S

  • Dieta Adequada
  • Movimento dosificado
  • Amor
  • Inspiração
  • Sono

Como se encontra em cada um desses aspectos?

É capaz de se pontuar em cada um deles? Utilize uma escala de 0-10 e atribua um valor a sí próprio. Come de forma equilibrada? Tem elevados níveis de performance física? Tem melhorado o seu desempenho físico? Tem muita gente que gosta de si? Nos momentos maus, há sempre gente disposta a ajudá-lo? Dão-lhe muito sem lhe pedir nada em troca? Tem momentos de criação? Tem fontes e ambientes inspiradores? Acorda sempre à mesma hora e dorme oito horas com qualidade e praticamente não tem necessidade de despertador?

Imagine as pessoas que admira em cada um desses pontos. A pessoa que come melhor em qualidade e quantidade, o indivíduo que consegue manter uma performance de alto nível anos a fio, a pessoa mais amada, os indivíduos mais criativos, as pessoas que dormem com facilidade e emanam energia logo pela manhã. Modele os comportamentos dessas pessoas. Procure identificar aquilo que cada uma dela faz para conseguir esses resultados que você admira. Incorpore tudo isso no seu dia-a-dia e vai ver como consegue produzir muito mais em menos tempo e estar sempre cheio de energia.

Os tempos que se avizinham são desafiantes em termos de trabalho para todo o mundo. Temos de ser pessoas de alto-rendimento nas várias facetas da vida. Não basta ser campeão uma vez. Não basta ter êxito num projecto, porque no dia seguinte começamos outro. Não basta obter boas notas num ano lectivo, porque depois virá outro. Não desenvolver um bom produto, porque a seguir vem outro melhor. O espaço de melhoria é infinito e o nível de exigência dos empregadores, do mercado, é cada vez maior. E quando estamos lá no alto, todos querem derrubar-nos e ver-nos cair. Por isso temos de estar bem todos os dias. Para tal, necessitamos equilíbrio e pensar dia-a-dia em cada uma das variáveis da fórmula. Porque o caminho do sucesso está sempre em construção e está dentro de nós. Todos nos pedem mais e melhor todos os dias. Se colocarmos toda a energia num só momento, num só dia, vamos acabar desgastados e obrigados e ficar parados dias a fio para recuperar desse desgaste. Por isso não podemos ter uma abordagem de sprint naquilo que fazemos, pois a vida é uma maratona. Esta fórmula pode ser uma brincadeira ou talvez não. O certo é que… Tem bons resultados. A chave está no equilíbrio!

Categories: Psicologia do Desporto

Desafio da “Noite” » « Bastam 5 minutos por dia!

2 Comments

  1. Alexandre Caramez

    Abril 14, 2011 — 9:21 am

    Concordo em absoluto com o Renato!
    Está D’MAIS! :)

  2. muito bom mesmo !!!

Comments are closed.

Copyright © 2014 Paulo Sena

Theme by Anders NorenUp ↑